top of page
rosto2_edited_edited.png

Otoplastia

Tudo o que você precisa saber

Por que fazer a Otoplastia?

​

     Todos temos partes do corpo que gostaríamos de melhorar, coisas que chamam a atenção de outras pessoas e que acabam nos incomodando. Quanto mais o tempo passa, mais se sente a sensação de algo deve ser feito.

​

As pessoas que possuem orelhas em abano trazem esse "trauma" desde a infância.

Assim que os primeiros amiguinhos(as) começam a criar apelidos no jardim de infância, o famoso bulying está instalado.

​

​

​

​

​

As mulheres reclamam que não podem prender o cabelo, ficando muito limitadas nos penteados, especialmente nas festas. Os homens por usar cabelo mais curto, não têm sequer uma maneira de disfarçar o abano.

​

A otoplastia consegue corrigir de forma eficaz e completa todas as alterações deste problema, terminando com um procedimento de curta duração, um trauma de  longos anos.

orelha7b_edited_edited.jpg
orelha2.jpg

Como é feita a otoplastia?

​

      Ela é realizada por diversas técnicas e cada cirurgião utiliza aquela em que está mais habituado e que nota os melhores resultados. De forma geral, os problemas mais comuns são:

​

* Ponta aberta (polo superior)

* Terço médio aberto

* Lóbulo grande ou voltado para frente

* Falta de projeção das cartilagens (não marcadas)

* Tamanho aumentado

​

Como as orelhas são locais de fácil anestesia, a primeira opção será a anestesia local. Em pessoas mais ansiosas que teriam receio de permanecer acordadas ou crianças, podemos realizar uma sedação leve

​

Uma dúvida comum é se apenas a pele é operada ou a cartilagem também.  

A resposta é que normalmente ambos locais são tocados, as cartilagens em especial são moldadas conforme o caso, para que possamos conseguir um aspecto mais natural.

​

​

oto.jpeg

Qualquer pessoa pode ser operada?

​

Sim, desde que não haja qualquer condição de saúde ou uso de medicações que impeçam a realização do procedimento. A história clínica e os exames nos dizem se há alguma contra-indicação. 

À partir de 7 anos podemos corrigir o abano, pois as orelhas param de crescer com essa idade; e daí para frente não há impedimento quanto a idade máxima.  

​

oto_edited.jpg

  A cirurgia demora? dói?

​

  A otoplastia é um procedimento bem tranquilo, normalmente é feito em 30      a 40 minutos. Por ser uma região de fácil anestesia, não há qualquer dor            durante a cirurgia, alguns pacientes brincam que "até dá pra dormir...".

  No pós operatório a sensibilidade varia de pessoa a pessoa; de qualquer              maneira, os analgésicos hoje são bem potentes não deixando ninguém                dolorido.

​

​

Quais são os cuidados pré operatórios?

​

Na sua consulta inicial você deverá fazer um relato minuncioso do seu estado de saúde. Doenças, cirurgias, alergias e medicações em uso atual ou recentemente usadas. 

Se o procedimento for realizado com anestesia local apenas não é necessário jejum, porém se estiver prevista sedação, o jejum deve ser completo (inclusive de água) por 8 hs. 

 

Medicamentos que contenham anti-coagulantes, AAS (ácido acetil salicílico), isotretinoína, anti virais, inibidores de imunidade, corticóides além dos de uso cardiológico entre outros podem ter sua adiministração alterada devido a interferência no processo de cicatrização ou associação com medicações que utilizamos.

​

Lembrando sempre que gestantes ou mulheres que estão amamentando não podem realizar a cirurgia.

​

​

 

 

   

​

medica pensando.jpg
orelha5.jpg

Quais os riscos que eu corro?

​

A otoplastia está dentro do que chamamos de cirurgias limpas, que são aquelas com baixíssimo risco de infecção. Os cuidados locais no pós operatório são bem explicados (como falaremos abaixo), reduzindo complicações ao mínimo.

Outro fator importante é a qualidade dos profissionais que realizarão a cirurgia. Em nossa clínica somente especialistas com enorme experiência - mais de 3000 orelhas operadas - fazem a operação.

​

orelha10.jpg

Como é o pós operatório?

​

Terminada a cirurgia fazemos um curativo em torno da face que permanecerá por 4 dias sem mexer ou molhar. Passado esse tempo, a pessoa já pode tomar banho normalmente, secando atrás das orelhas com cotonete e usando uma pomada antibiótica diariamente.

​

Importante o uso de faixa elástica para dormir por 60 dias. Exercícios de academia só depois de 30 dias. Esportes com bola e/ou radicais após 90 dias.

A posição de dormir é muito importante, principalmente nas primeiras 2 semanas. Recomendamos o uso do travesseiro de viagem, que se coloca em torno do pescoço para uma maior segurança.

​

​

Com 30 dias todos podem entrar na água do mar ou piscinas, porém deverão manter as cicatrizes escondidas do sol por 3 meses; as mulheres com cabelo solto e os homens abrigados da luz solar.

Não existe qualquer tipo de restrição alimentar.

​

​

​

faixa oto2.jpg
faixa oto.jpg
proteção solar.jpg

A orelha pode voltar a abrir?

 

Pergunta muito comum essa. A resposta é sim. Porém é extremamente raro a orelha retornar a posição inicial. Tudo isso devido a técnica que utilizamos no tratamento das cartilagens. Enfraquecemos e moldamos as estruturas que dão forma às orelhas para que fiquem na posição de preferência do paciente, naturais ou bem coladas na cabeça. Segundo a literatura médica mundial, a taxa de recidiva gira em torno de 6 a 10%.

​

E se acontecer de abrir, o que fazer?  90 dias depois da cirurgia podemos utilizar uma pequena parte da cicatriz antiga e reaproximar mais ainda a cartilagem.

​

orelha4.jpg

Posso usar brincos e piercing?

​

Se você quer recolocar seus brincos, deve ter muito cuidado em não abrir o lóbulo para colocar a tarraxa. Se você quer fazer outro furo ou colocar um piercing, só poderá fazer isso após 40 dias da cirurgia. Alargadores só após 90 dias, mas não recomendamos o uso destes após a otoplastia.

​

​

​

dois furos.jpg

Qual é a melhor época para fazer a otoplastia? Preciso me afastar do trabalho?

​

Não existe melhor época para esse procedimento quanto a temperatura por exemplo, a evolução não dependerá desse fator. Se você é um(a) grande fã de sol e praia, seria melhor fazer pelo menos 3 meses antes da sua viagem.

​

Quanto ao trabalho recomendamos afastamento de 7 dias para atividades de escritório e 15 para quem realiza trabalhos mais pesados.

​

​

​

escritorio.jpg

Sempre é preciso operar os dois lados?

​

Na verdade não. Existem alguns casos em que a pessoa tem uma orelha completamente normal e do outro abano. Nestas situações procuramos adequar somente o lado afetado, entretanto o lado operado tem sempre tendência a ficar mais fechado.

​

orelha8.jpg

É necessário operar sempre a orelha inteira?

​

Nem sempre. Cada pessoa se incomoda de uma forma, algumas só com a ponta aberta, outras só com a parte do meio da orelha, com a falta de aparecimento das cartilagens ou com o lóbulo aberto / grande.

Sempre procuramos resolver o problema que mais incomoda em primeiro lugar, portanto podemos sim abordar cada parte da orelha em separado. Isso chamamos de otoplastia com cicatrizes reduzidas, pois só abordamos a região demarcada.

anatomia da orelha.jpg

O que é lobuloplastia?

​

É o procedimento no qual modelamos ou reduzimos o lóbulo em separado ou em conjunto com as outras regiões. A cicatriz geralmente tem uma qualidade muito boa e tira o aspecto de "brincos" eternos que algumas orelhas apresentam. Realizado com anestesia local, com duração de cerca de 30 min.

lobulo.jpg

Existe algum cuidado pré operatório?

​

- A história clínica tem que ser relatada em pormenores, como por exemplo cirurgias anteriores, alergias a medicamentos, doenças pregressas, medicamentos em uso recente ou contínuo, hábitos como fumo, ingestão de bebidas alcoólicas, etc.

​

- Medicamentos anticoagulantes, anti inflamatórios ou que contenham AAS (ác. acetil salicílico) não podem ser ingeridos no mínimo por 1 semana antes do procedimento.

​

- Alimentos que contenham gengibre, ginkobiloba, vit E, excesso de alho ou chimarrão têm que ser interrompidos 15 dias antes.

remédios.jpg

Otoplastia fechada 

Técnica sem cortes

Quanto custa uma Otoplastia? Quais as formas de pagamento?

​

O preço da cirurgia é a somatória dos honorários de equipe, materiais/medicamentos, curativos, e acompanhamento pós operatório. Varia bastante entre os profissionais, conforme a valoração que cada um dá.

Há bastante tempo decidimos que teríamos o melhor preço do mercado, mantendo toda a qualidade e atenção aos nossos pacientes.

​

​

orelha ok.jpg
Agora que você já sabe tudo sobre orelha em abano, está na hora de tomar uma boa decisão: Livrar-se deste incomodo.
orelha3.jpg
Sinta-se bem.  Passe a usar o penteado que quiser - dê esse presente a você mesmo(a)
orelha6.jpg

A faixa cirúrgica no pós operatório / usando em conjunto com a máscara

bottom of page