top of page
Orelha "rasgada"
lobulo bifido.jpg

Como acontece este defeito?

Popularmente conhecida como orelha "rasgada", este quadro se deve em geral ao uso de brincos pesados por muito tempo. Como o tecido do lóbulo da orelha não tem qualquer estrutura firme de suporte e sim apenas pele e gordura, ele pode ceder a tração contínua do brinco e aumentar muito o orifício, chegando a rasgar totalmente.
 

brincos1.jpg

Também os "puxões" de orelha que um bebê muitas vezes faz porque acha interessante o aspecto do brinco ou quando ao dormir estes mesmos brincos enroscam em tecidos da cama, podem causar a abertura do lóbulo

bebe2.jpg

Outras fatores que podemos acrescentar são os alargadores e infecções do orifício do brinco. Os alargadores em geral acabam por deformar muito o lóbulo, havendo em muitos casos a necessidade de reconstrução parcial.

alargador1.jpg

Como é feito o fechamento destes defeitos?
​
Nos casos em que há um alargamento grande do orifício do brinco ou uma abertura completa, fazemos uma pequena anestesia local, retiramos a pele que cobriu internamente o defeito e realizamos a sutura.

orelha suturada.jpg

Posso usar brinco novamente?
Quando se faz uma sutura qualquer, este local torna-se menos resistente. Se for utilizado exatamente o mesmo furo, a sutura poderá ceder em algum momento.  É possível usar brinco na orelha tratada, porém geralmente fazemos outro furo próximo ao original.

bottom of page