top of page
Quelóides e tumorações
queloide de orelha.jpg

O que é um quelóide?
​
Quelóide é um tipo de cicatriz alterada, ou seja aconteceu um problema durante o processo cicatricial que levou a um crescimento desordenado.
Basicamente falando, o organismo entende que o local ainda não está totalmente cicatrizado e continua a produzir células específicas durante um tempo muito maior que o normal, levando a um crescimento elevado em altura e largura e comprimento.

Isso é perigoso?

Não. Exceto em casos raros em que crescem tanto a ponto de dificultar a movimentação ou alterar o desenvolvimento em crianças. 

Existe alguma propensão?

Já é bem estabelecido que afro-descendentes e asiáticos têm uma tendência bem maior de desenvolver cicatrizes patológicas, mesmo que passadas várias gerações.

Qual o tratamento?

O quelóide se enquadra dentro das chamadas "patologias da cicatrização". Até mesmo pessoas que tiveram pequenos cortes ou espinhas podem desenvolver um quelóide em decorrência de sua propensão. Enquanto ele está em crescimento, caracterizado por aumento de tamanho, cor avermelhada ou coceira, não estamos autorizados a intervir de forma cirúrgica pelo risco de aumentar mais a lesão.
Nesta fase somente o uso de medicamentos tópicos, injetáveis ou terapias alternativas podem ser utilizadas. 

A retirada completa da cicatriz queloidiana sempre será um risco, pois nunca se saberá avaliar a tendência pessoal de uma nova formação e eventualmente ainda maior. Estudos demonstraram que a aplicação de betaterapia pós operatória minimiza em torno de 80% a chance de recidiva, entretanto não estamos lidando aqui com máquinas e sim com organismos que apresentam grandes variações entre si.
A verdade é que o quelóide ainda é um grande desafio em termos de prevenção e/ou tratamento. 
 

bottom of page